Maniqueísmo. s.m. Religião. Doutrina religiosa Persa que, difundida no Império Romano, afirma existir um conflito entre o Bem (designado como reino de luz) e o Mal (reino das sombras); p.ext. Quaisquer perspectivas em que o mundo esteja dividido em aspectos opostos e incompatíveis.

Dada a definição e analisando o cenário político-social brasileiro atual, podemos observar na nossa sociedade o fenômeno do maniqueísmo moderno. Não existe meio termo, não existe diálogo: O pensamento individual é tido como correto, portanto, representa o ‘’bem’’; o pensamento do outro está errado e é o ‘’mal’’, deve ser combatido.

Estamos com o conceito equivocado de que uma opinião ou pensamento contrário ao seu simboliza que a outra pessoa é sua inimiga. Precisamos abrir a mente e viajar, não literalmente, nesse conceito: Existe um bem? Existe um mal?

Ou será que as pessoas agem por benefício e interesse próprio?

É preciso tomar cuidado para que nosso cenário político não se torne uma zona de guerra de pensamento. Precisamos respeitar, ouvir, entender, e acima de tudo, COMPREENDER. Colocar-se na pele do outro, em português claro. Entrar em contato com pensamentos distintos, buscar razões e respostas do por quê determinadas instituições/pessoas pensam e agem do jeito que o fazem. Não disseminar e bradar aos quatro cantos discursos que propagam o ódio, que são incapazes de ouvir o outro lado, que não permitem uma construção conjunta de soluções ou caminhos.

Não são todos brasileiros que tem acesso à uma educação que permita uma elucidação política. Nosso discurso precisa, também, ser mais pedagógico e democrático. Sejamos as vozes daqueles que não tem voz.

Que, mesmo discordando ideologicamente, possamos conviver e fazer com que nós, como sociedade brasileira, sobrevivamos nesses tempos difíceis que virão e que possamos, enfim, progredir juntos.

Não podemos nos matar. Vamos deixar o Brasil chegar vivo até lá.

Posted by:Victor Hugo

Just a mad man with a box.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s